sábado, 4 de julho de 2015

CORES DO INVERNO #1 - Marsala

Oioi Genteee*-*

O Post de hoje é sobre uma das cores lindíssimas que serão o carro chefe do Inverno 2015. 
O MARSALA!

"Háaa Gabs, mas porque essa é a cor do inverno?" -  Na verdade essa dúvida é bem frequente. Basicamente, as "cores do ano", ou da "estação" (como melhor preferir), são escolhidas previamente pelo Pantone Color Institute, como tem se repetido desde 2000 para ajudar a expressar o que as pessoas estão sentindo e buscando no cenário mundial. Mais do que foco na moda, um foco na atitude que a cor representa, dando uma espécie de diretriz as coleções a serem criadas. A partir daí, a proposta é exibida na coleção de diversas marcas influentes, em desfiles nacionais e internacionais de grandes nomes da moda, tornando-se assim "A Cor do Momento", que estará presente na maioria das coleções posteriores programadas para aquela estação. 


A Diretora Executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, descreveu o Marsala como "Sofisticado, robusto, nutritivo, aterrado." Segundo Leatrice, "a cor Marsala é capaz de enriquecer nossa mente, corpo e alma com confiança e estabilidade. Marsala é um tom sutilmente sedutor, que nos atrai para o seu abraço acolhedor", diz a diretora executiva.

Sou suspeita a contestar, afinal, sou a maluca dos tons escuros e estou caindo de amores por essa tonalidade de vinho encorpado, com variáveis que vão de tons de terra da família dos marrons, a um vinho mais forte, mais próximo da família dos vermelhos. 


Para confirmar a influência de grandes estilistas, as fotos a cima são do desfile RTW* Inverno 2015 do meu estilista favorito no mundo todo, Elie Saab, para a semana de moda de Paris (que aconteceu em MARÇO 2014!!).

"Nossssssa Gabs! Rolou na gringa há mais de um ano e só chegou aqui agora?? '-'  " - Siiiim mon cher! Mas vale lembrar que as estações do ano lá acontecem primeiro do que aqui, tanto que começa neste final de semana e vai até o dia 09/07 a temporada de Inverno 2016 HC**.

 Elie Saab- RTW Inverno 2015

 Elie Saab- RTW Inverno 2015
(meu forninho NO CHÃO com o trabalho do Elie Saab♥♥)
  
Chanel - RTW Inverno 2015
(Particularmente não sou fã da conceitualidade das criações da Chanel na "Era Karl Langerfeld", mas não posSo mostrar apenas o que me agrada - infelizmente. Então está ai, a Chanel também trouxe tons da família do Marsala).


     Christian Dior - RTW Inverno 2015           Zac Posen - RTW Inverno 2015


E quem disse que o Marsala só esteve presente nos desfiles gringos?? As fotos acima são do maravilhoso desfile da Têca por Helô Rocha- SPFW  Inverno 2015 que rolou em novembro de 2014.
Gostaria de ressaltar com esse desfile da Têca, que não é necessário utilizar uma peça que seja toda na cor Marsala para aderir o conceito da cor. Tu pode abusar da cor nos detalhes do look assim como na estampa desse conjunto da primeira imagem, e no lenço Devorê de Seda que me arrancou suspiros.


A própria Helô Rocha subiu ao palco para receber seus aplausos após o desfile com um Kimono em Devorê de Seda BAPHONICO FEAT. ARREBATADOR DE FORNINHOS, com detalhes da estampa e forro na cor Marsala♥♥♥
Sobre esse kimono? Não tenho muito o que dizer, só sentir... Nesse caso, muuuuita inveja.
MEU DEUS, KERO!
  
Glória Coelho-SPFW  Inverno 2015        Lino Villa Ventura-SPFW  Inverno 2015 

GIG Couture -SPFW, Inverno 2015, RTW
(particularmente ADOREI o tom de marsala nessas estampas que lembram os anos 70).

Amapô -SPFW, Inverno 2015, RTW        Tufi Duek -SPFW, Inverno 2015, RTW
 (Só eu que sou APAIXONADA pelo estilo despojado e o mix de estampa da Amapô? 
E a Tufi Duek com essa inspirada em Vikings e Gladiadoras com uma pitadinha dark? KERO TUDO! Em tamanho G3 por favor u,u).


Nem as passarelas, e tão pouco a cor do ano pertencem apenas ao público feminino. As imagens acima são do desfile da Cavalera -SPFW, Inverno 2015, RTW, onde o Marsala e peças estruturadas com um tom casual foram o carro chefe.


Amapô -SPFW, Inverno 2015, RTW      Cavalera -SPFW, Inverno 2015, RTW
(Não importa se o boy é de Humanas ou Exatas, vai ficar chock de Marsala do mesmo jeito)

 
Phillip Lim também utilizou tons da família do Marsala em sua coleção Paris, Inverno 2015 -RTW que ficou simplesmente CHOCK. Admiro muito a delicadeza e a riqueza que ele trás as suas peças de uma forma sútil e discreta.

Alexander Wang- Paris, Inverno 2015 -RTW

 Quem me conhece sabe o quão AMOOOO peças masculinas, o que é bem comum para garotas gordas, afinal, antes da popularização e do investimento no segmento plus size, nós eramos meio que obrigadas a usar peças da sessão masculina, ou da sessão "para avós". (risos)
Devido a isso, algumas garotas passaram a odiar a sessão masculina, enquanto outras (tipo eu) acabam desenvolvendo um caso de amor pela sessão das lojas voltada aos garotos. Por causa desse amor, acabei desenvolvendo uma paixão pelos desfiles masculinos, e dentre os meus estilistas favoritos está o Alexander Wang, com suas coleções cheias de detalhes e peças em couro, tons escuros e fechados e esse estilo mais Dark. 
Daria toda minha coleção de esmaltes por um Brasil com boys que compartilhem desse bom gosto e escolha aderir esse estilo! Mas a gente vê isso com facilidade nas ruas? NÃOOOOOOOOOO, a gente tem que se conformar com a visão diária de caras que usam tênis de academia em todas as ocasiões possíveis (e principalmente nas impossíveis), e regatas que não cobrem os mamilos! (aquele desabafo básico e típico, só para não perder o costume).

E para finalizar, essas fotos do desfile CHIQUÉEERIMO and PHYNÍSSIMO do Salvatore Ferragamo- Milão, Inverno 2015 -RTW.

Bom, espero que vocês tenham gostado tanto do post quanto da cor selecionada para essa estação. Mas se não tiver gostado vai ter que sofrer calado ou chorando na calçada enquanto se corta, pois grande parte das peças presentes nas vitrines nesse Inverno serão em tons Marsala, aceite. u,u
 ~//~
RTW* = Read to Wear = prêt-à-porter = roupa feita industrialmente em série, de boa qualidade assinada por um estilista da moda.

HC** = Haute Couture = Alta-costura = criação em escala artesanal de modelos exclusivos, frequentemente bordados com pedrarias e metais preciosos, vendidos por altos preços para clientes abastados e influentes.

XX de bacon e luz:**

Gabs♥ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário